email moldurarte@moldurarte.com.br
telefone 0800-642-2122
logomarca-moldurarte menu
Significados: Molduras e seus complementos Significados: Molduras e seus complementos

MOLDURAS: é qualquer proteção externa utilizada em quadros. Foram originalmente utilizadas como ornamentos arquitetônicos em altares de igrejas. Os materiais inicialmente utilizados foram madeira, mármore e metal. Quando feitos de madeira, a mesma era entalhada a mão e pintada ou coberta de ouro.

FOTOGRAFIA: a palavra Fotografia significa "desenhar com luz". Por definição fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. A fotografia nasceu em preto e branco, mais precisamente como o preto sobre o branco, no início do século XIX. As fotografias em preto e branco se destacam pela riqueza de passagens de tons; a fotografia colorida, entretanto, não capta apropriadamente as nuances sutis de mudanças tonais. Pode-se afirmar, desta forma, que a fotografia em preto e branco é mais apropriada para a captura de meios tons.

LITOGRAFIA: é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal.

PASSE-PARTOUT: Passe-partout é uma expressão francesa que significa "passe por tudo". O passe-partout é utilizado para "isolar a obra do mundo exterior" e é muito importante na composição de um quadro. Para tanto existe grande variedade de materiais, formas e acabamentos possíveis.

CORNIJAS: O elemento arquitetônico cornija é uma faixa horizontal que se destaca da parede, a fim de acentuar as nervuras nela empregadas. Conjunto de molduras salientes que servem de arremate superior às obras de arquitetura.

PINTURA AQUARELA: Aquarela é o nome da mistura de pigmentos coloridos com aglutinante e também a técnica em que se emprega essa tinta diluida em água. Constitui um meio de expressão delicado e transparente, mas exige que o aquarelista trabalhe rapidamente, sem se ater a minúcias e sem poder sobrepor a tinta para retoques. Ao secar, a aquarela perde a metade de seu colorido, torna-se pálida e esmaecida quando acabada, apresentando um bonito efeito de transparência, porque nela se utiliza pequena quantidade de cor diluída em muita água.

PINTURA A ÓLEO: A pintura a óleo é uma técnica artística, que se utiliza de tintas a óleo, aplicadas com pincéis, espátulas, ou outros meios, sobre telas de tecido, superfícies de madeira ou outros materiais.
A popularidade da pintura a óleo atribui-se à extraordinária versatilidade que oferece ao artista conferindo magníficos resultados nas técnicas tradicionais (como a mistura cromática e o brilho) e excelente e consistente qualidade.

PINTURA ACRÍLICA: O acrílico é uma tinta sintética solúvel em água que pode ser usada em camadas espessas ou finas, permitindo ao artista combinar as técnicas da pintura a óleo e da aquarela.
A tinta acrílica possui uma secagem muito rápida, em oposição à tinta óleo que chega a demorar meses para secar completamente em trabalhos com camadas espessas, possui um odor menos intenso e não causa tantos danos a saúde por não possuir metais pesados, como o cobalto da pintura a óleo.

 

logomarca-moldurarte-molduras
Indústria de Molduras Moldurarte Ltda
telefone-moldurarte-molduras
0800 642 2122
horario-atendimento-moldurarte-molduras
De segunda à sexta-feira
das: 07:30 as 12:00
das 13:15 as 17:30
localizacao-moldurarte-molduras
Rua Senador Nereu Ramos, nº 1680 - Centro - Braço do Norte/SC
Todos os direitos reservados - Moldurarte 2015 - Proibida reprodução total ou parcial
sebold-desenvolvimento-webdesign
voltar-ao-topo
chat catalogo-de-molduras bndes facebook-moldurarte-molduras blog-moldurarte-molduras sdpm